Rancho Folclórico de Mundão

Rancho Folclórico de Mundão
R. F. M.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Folclore, uma ciência…

Folclore é a ciência das tradições, dos costumes, das crenças, das artes populares.
Registamos este conceito, tomando conta de que o Folclore é uma ciência, daí o trabalho desenvolvido em torno do temo seja, para nós, de grande responsabilidade.
Podemos constatar que esta ciência de que falamos estuda factos, factos esses a que podemos chamar de fenómenos. A sua metodologia é própria e única, sendo que o trabalho terá que ser desenvolvido com base nas recolhas, olhando o passado e para o que dele provém, assentando o trabalho na sociedade actual, na sociedade viva.
Há necessidade de reforçar a ideia de que muitas vezes o conhecimento que pretendemos ter do povo de uma região, de uma época, através do estudo dos costumes, das tradições, das crenças, das lendas, das danças e dos cantares, do artesanato, ou seja, da sua forma de estar na vida, não pode ser feita de qualquer forma, exigindo assim uma formação adequada e específica de quem se dedica a este trabalho minucioso.
Depois deste trabalho desenvolvido podemos pedir a um Grupo Folclórico, por exemplo, que seja sem dúvida, uma escola de permanente formação, dando a conhecer estes valores aos elementos que o constituem.
Um Grupo Folclórico terá que recorrer aos artesãos ainda existentes, para a confecção de trajes, calçado, utensílios. Quando não houver essa possibilidade, recorre-se a fotografias antigas, artigos, ou ás memórias das gentes do nosso povo.
Quanto ao plano sociocultural queremos isto e muito mais. Devem-se aproveitar as oportunidades para que se instituam hábitos nos Grupos e nos seus componentes, para que se reflictam na vida social de forma positiva.
As tradições estudadas e divulgadas pelos Grupos, não devem ser feitas de forma desmedida, nem mecânica, mas sim ponderada e consciente. Todos têm o dever de saber o significado do que dançam, do que cantam e do que trajam. Só assim podemos “construir” uma verdadeira escola de formação, com bases sólidas, para que estes valores sobrevivam, e que possam dar continuidade ao estudo desta ciência.

Sem comentários: